Um Heroí - Um filme sobre ética, diferente de todos os outros.
- Carol Oliveira
- 25 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Um Heroí - Filme Iraniano e Frances, dirigido por Asghar Farhadi
Estreia no Brasil: 28/07/2022
Via: Assistido a partir da parceria com a @sinny.acessoria.

O longa metragem Um Herói, é um filme iraniano que já nos surpreende por nos colocar frente a uma realidade, uma cultura e uma lingua que dificilmente temos acesso, mas mais do que isso, consegue ainda tratar de um tema universal de uma forma profunda e ética, gerando questionamentos e debates em todo seu público.
Um Herói, conta a história de um homem prisioneiro, que foi preso por não pagar uma dívida, mas que tem direito a saídas esporádicas da prisão e que assim quer conseguir um meio de pagar o que deve e se ver livre, mas nada é tão simples como parece.

O longa é recheado de diálogos e planos abertos que em um primeiro momento podem ser até mesmo cansativos, pois seus planos ao contrario do que se espera de filmes repletos de mise-en-scene, acompanham cada um dos passos do personagem praticamente sem cortes, ilustrando uma jornada longa, cansativa e de profundo esforço, algo que fica claro ao longo do filme, conforme estas mensagens vão sendo passadas de formas distintas e a responsabilidade por isso não recai mais sobre a direção de fotografia.
O que mais chama a atenção no longa claramente é o caráter ético e étnicos, o segundo, pelas roupas distintas, a cultura iraniana sem mesas para alimentação e o ambiente das prisões e das ruas da cidade, algo que quem nunca viajou para o local, dificilmente saberia, ilustrando um trabalho incrível de produção na busca pelos atores, bem como pela busca das locações e não deixemos de lado a direção de arte e seus figurinos.

Já pelo caráter ético, temos grande destaque para o roteiro, com uma curva dramática clássica, o filme nos surpreende mais a cada cena ao colocar o protagonista em situações diferenciadas, das quais frequentemente nos vemos refletindo sobre quem estará certo ou errado e o que faríamos no lugar deles.
Quando nos colocamos em frente a um protagonista preso, devedor, que busca fazer o correto mas de posteriormente acaba por fazer coisas erradas por necessidade, rapidamente nos deparamos com um público que assim como o próprio Rahim, desesperado e sem saber o que pensar sobre a situação.

Rahim, interpretado por Amir Jadidi, nos encanta, ele consegue nos transmitir seu carisma e suas emoções com pequenos gestos e atitudes claramente calculados e compostos em meio a construção de um personagem tão complexo como O Herói.
E a escolha pelo título do filme não poderia deixar de ser mencionada, um herói, preso, que luta pela liberdade, que luta para sustentar sua família, por fazer as coisas certas mas que parece constantemente desafiado pelo destino que o induz a atitudes erradas que acabam por dificultar ainda mais sua jornada.

Comments