Tia Virginia - Todo mundo tem uma família como a dela.
Carol Oliveira
22 de ago. de 2023
3 min de leitura
51º Festival de Cinema de Gramado
O longa Tia Virginia, teve sua exibição no 51º Festival de Cinema de Gramado de 2023 e conquistou a todo o público. Com direção de Fabio Meira e com atrizes como Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso compondo seu elenco, o longa levou ao final do festival 5 prêmios, de melhor Atriz para Vera Holtz, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som e a Menção Honrosa do festival para Vera Holtz.
O longa de drama e comédia transporta a todos os espectadores para sua realidade, de forma que é muito fácil a todos se identificarem com a trama, pois muito provavelmente, qualquer grande família tem ou conhece uma Tia Virginia como a protagonista deste longa.
Passando por questões de herança, brigas familiares, envelhecimento, datas festivas, matrimônio, doenças e conflitos de interesses, Tia Virginia encanta do começo ao fim, se passando no período de um único dia na véspera da noite de natal, na casa mais antiga da família, onde todos a muitos anos se reúnem e onde a única tia solteira da família ficou encarregada de cuidar da mãe das três irmãs.
Com essa breve sinopse, é fácil imaginar algumas cenas clássicas desse tipo de situação familiar, o que se torna ainda mais realista, por sua trama ter sido originaria da inspiração do diretor e roteirista a partir de suas próprias tias, e da direção de arte que ganha enorme destaque e nos transporta em segundos para as casas antigas, com aspecto mineiro, que toda família brasileira conhece, não é atoa que a categoria ganhou um Kikito no Festival de Gramado.
Um grande destaque para a direção de arte vai também para os figurinos e pequenos objetos de cena, desde o vestido de formatura a miniatura do presépio do menino Jesus, que acabam por se tornar grandes protagonistas da trama, tanto quanto as próprias atrizes e atores.
A direção de fotografia por outro lado, não poderia deixar de ser destacada, desde o cuidado minucioso junto da montagem na composição de cenas delicadas, sutis e muito emocionais, que abrem o filme, como o enorme cuidado de uma filha ao dar banho em sua mãe idosa incapacitada, que apesar de sutil, consegue se transformar em uma das cenas mais magnificas da trama com suas sutilezas e cuidado em não deixar nada daquilo erotico, fazendo ainda um jogo de quebra de eixos que surpreende ao público e nos imerge na trama.
Essa qualidade fotográfica permanece durante toda a trama, ganhando ainda destaque para as sutilezas das alterações da iluminação, conforme aquele dia caótico transcorre e como cada hora e cada minuto é de extrema importância, além do jogo entre luz e sombra que brinca entre o interior e o exterior da casa, gerando um simbolismo ainda maior pelo controle da situação naquela casa que se encontra em turbulência ao longo de todo o filme.
O designer de som se destaca pelas trilhas sonora, que trazem todo o aspecto leve e cômico a trama, principalmente na cena central de Tia Virginia que se tornou até mesmo a cena do cartaz do longa.
Tia Virginia é um filme leve, divertido, emocionante e que te transporta para dentro da tela como se estivéssemos assistindo a nossa própria família, o longa que estreia no dia 14 de setembro de 2023 foi com certeza um dos meus preferidos do festival, tanto em qualidade técnica, com atrizes incríveis que encarnam seus papéis com tal veracidade que é difícil posteriormente separa-las de suas personagens e uma composição artística e fotográfica de tirar o folego, quando a composição de tudo isso sendo capaz de imergir o espectador a tal ponto que é difícil tirar os olhos da tela e não se emocionar com a família de Tia Virginia. O longa Brasileiro com certeza vale o seu ingresso e cada um de seus 5 Kikitos.
Comments