top of page
Buscar

Terrifier 2

  • Carol Oliveira
  • 27 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Cabine por Sinny Assessoria

Distribuição Imagem Filmes

Estreia nos cinemas 29 de Dezembro de 2022

Crítica sem Spoilers



Seria fácil criticar Terrifier 2 por ele ser uma grande exibição do grotesco, pela sua atuação mediana e uma trama sem relevância. Mas, ainda assim, pode ser considerado um filme que os amantes do estilo de terror gostariam.
Independente de você assistir e gostar ou não, ele já se tornou um sucesso de bilheteria, lucrando quase 50 vezes o seu custo de produção e já tendo um terceiro filme confirmado na franquia.

Seria fácil criticar Terrifier 2 por ele ser uma grande exibição do grotesco, de uma atuação mediana e uma trama sem relevância. Mas, ainda assim, pode ser considerado um filme que os amantes de filmes de terror do estilo gostariam.

Escrito, dirigido, editado e efeitos especiais pelo Damien Leone (mais conhecido pelo seus trabalhos em efeitos visuais), Terrifier 2 não é um filme fácil de ver.

Independente de você assistir e gostar ou não, ele já se tornou um sucesso de bilheteria, lucrando quase 50 vezes o seu custo de produção e já tendo um terceiro filme da franquia, confirmado.

Terrifier 2 é um filme independente, financiado principalmente por campanhas online e considerado de baixo orçamento (U$250 Mil) onde deste valor, nada foi investido em divulgação, tudo ocorreu apenas através do boca-a-boca. Sendo assim, é preciso respeitar Terrifier 2, pois ele representa a vitória dos pequenos projetos no mercado de cinema cada vez mais industrial e menos artístico.

A vantagem de ser independente é que ele teve total liberdade criativa e não precisou se “censurar” para conseguir uma classificação indicativa baixa como os grandes estúdios exigem atualmente dos seus filmes de terror, pois quanto mais alta a classificação, mais prejudica sua bilheteria.

Os problemas com o filme começam pela sua duração demasiadamente longa, com 138 minutos de pura tortura e Gore, que poderia facilmente ser 100 minutos ou até mesmo 90. Terrifier 2 faz referência aos típicos slashers dos anos 80, fazendo muitas homenagens aos filmes desta época.

Entretanto, não espere ir ao cinema e encontrar o típico filme de terror voltado para os 14 à 16 anos. Esse é um filme com muita violência gráfica, um ultra-slasher, que choca aqueles que não estão preparados.

Para os amantes de filmes de terror violêntos, cujos objetivos é chocar seu público, como os filmes de Cronenberg e seu “Horror Corporal” (Videodrome, A mosca), Jogos Mortais, a trilogia Centopeia Humana, a sequência de filmes Hellraiser, O Estrangulador Seboso e entre outros. Terrifier 2 consegue ser mais chocante que todos esses, e menos memorável.

Talvez tenha uma explicação mais profunda para sua narrativa, mas o foco do filme (como o gênero slasher dos anos 80) não é a história e nem a sutileza e sim a criatividade das mortes e seus efeitos, todo o resto é apenas uma desculpa para isso, ou seja, o roteiro é deixado totalmente de lado para dar lugar aos efeitos visuais.

O filme se leva extremamente a sério, e esse é o seu maior problema, pois nos apresenta uma trama que não dá medo, assusta nem gera suspense, de forma que o espectador acaba não se importando com nenhum personagem e só conta os minutos até a próxima cena de morte com o palhaço psicótico Art.

A estética é o que salva o filme, tudo foi feito de maneira prática; sangue falso, carne e órgãos falsos. É uma bela homenagem ao gênero na considerada época de ouro dos slasher, trazendo efeitos de tirar o fôlego e causando muito enjoo. Apesar disso, ainda aconteceram alguns deslizes rápidos, onde era possível perceber uma prótese de cabeça que o assassino estava cortando e torturando. Mas isso não deixa o longa menos impressionante, ainda mais, o que foram capazes de fazer com tão pouco orçamento.

Já a trilha sonora do filme é algo que merece destaque também, com trilhas originais de Vaper-Wave e Synth-Wave, fazendo ainda mais referência aos anos 80. Embora sejam ótimas músicas, elas acabam por não se encaixar com a temática do longa. A trilha assim, não pode ser considerada o grande foco, já que quando os personagens vão para uma festa a fantasia, a música ambiente no local é um rock pesado, que acaba se tornando extremamente distrativo.

Sendo assim, para assistir Terrifier 2, você precisa ter a capacidade de quebrar a imersão do filme. Se você é daqueles que entra na história facilmente, eu não recomendaria o longa para o seu dia a dia, mas se você é capaz de olhar e lembrar que todos ali são atores só memorizando suas falas, de olhar e ficar pensando como que eles fizeram aquele efeito eu o recomendo. Ele é o filme mais sangrento e violento do ano e um exemplo extremo do gênero.

O longa chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 29 de Dezembro e pode ser considerado um filme divertido de se ver com os amigos no cinema.




 
 
 

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
2-removebg-preview_edited.png
bottom of page