top of page
Buscar

Sol - Filme brasileiro que encanta pela narrativa

  • Carol Oliveira
  • 28 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Cabine por Sinny Acessoria

Distribuição Paris filmes

Muiraquitã Filmes e Dramática Filmes

Estreia nos cinemas 08/12/2022



Com uma história fascinante e intrigante desde a primeira cena, o longa SOL, de Lô Politi chega aos cinemas. A história que chama a atenção desde o início pelos diálogos e situações intrigantes acaba por prender o espectador a narrativa, que vai nos apresentando os perfis dos personagens de forma rápida e dinâmica.

SOL, conta a história de Theo, um homem tentando criar um vinculo mais profundo com sua filha, Duda, depois de um ano sem vê-la, mas seus planos são interrompidos pelo aparecimento repentino em sua vida de seu idoso e doente pai, do qual antes ele nunca tinha tido notícias.


Com um roteiro extremamente bem construído, mas muito pautado em diálogos e cenas sutis, a partir de clímax e conflitos que se resolvem facilmente e rapidamente, ou seja, um roteiro simples, mas com uma história intrigante que se banca.

Para dar vida a esse roteiro intrigante, a trama conta com a presença de atores conhecidos e também atores que estreiam nos cinemas, como Rômulo Braga, Malu Landim e Everaldo Pontes, que compõem os protagonistas da trama. Apesar de suas atuações convincentes, elas também não demonstram nenhum destaque para nenhuma atuação em especial, onde poderíamos colocar inclusive todos os atores no mesmo nível de performance e importância narrativa.

Devemos também, atribuir grande destaque para a produção do longa, que transmite profissionalismo e qualidade de primeira, com amplos recursos cinematográficos e sem poupar esforços de locações e personagens coadjuvantes para ilustrar a trama e transmitir ainda mais verdade, atribuindo ao longa o senso de qualidade e valor.


Além disso, a fotografia e a direção de som também executam muito bem seu papel, com trilhas emocionantes e variadas, auxiliando na dramaticidade da cena nos momentos corretos e perfeitos.

A fotografia por sua vez, nos encanta pelos planos que estimulam o caráter de Drama do filme, nos aproximando dos personagens e contando com uma decupagem iluminação que devido a sua técnica e arte bem construída, passam despercebidos na mise-en-scène do filme.


E por ultimo, não poderíamos deixar de mencionar a direção de arte, que apesar de não ser o grande destaque do filme, isso pode ser considerado algo positivo, por ser algo que se encaixa tão perfeitamente nos personagens e nos ambientes para onde somos transportados que é extremamente naturalista. Um destaque porém, para a direção de arte na narrativa, que toma destaque pelas palavras sabias e atitudes de Theo e Duda, onde muitas vezes a individualidade e personalidade da personagem é colocada em evidencia principalmente frente as roupas que ela utiliza, trazendo assim, mais uma lição e uma reflexão ao espectador.

O longa SOL chega aos cinemas no próximo dia 8 de dezembro, já tendo tido sua estreia de sucesso no Festival do Rio deste ano, e no Festival de Cinema de São Paulo.


 
 
 

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
2-removebg-preview_edited.png
bottom of page