top of page
Buscar

Plano A - Se você descobrisse que alguém matou sua família, o que você faria?

  • Carol Oliveira
  • 30 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Cabine por A2 Filmes

Distribuição A2 filmes

Estreia nos cinemas 01/12/2022



E se você descobrisse que alguém matou sua família, o que você faria?

É essa frase que da abertura ao novo filme sobre a Segunda Guerra Mundial, Plano A. Se pautando fortemente nas emoções do espectador, o filme nos transporta para uma Alemanha violenta e sofrida para os sobreviventes do holocausto, a partir de narrações emotivas, trilhas sonoras emocionantes e uma fotografia que leva sempre o espectador para mais perto do protagonista, gerando identificação e piedade por ele em sua trajetória de busca por vingança.

O longa é capaz de intrigar anda mais ao nos transportar para uma narrativa baseada em fatos reais, que apesar de não poupar recursos para nos transportar para essa época negra da vida de muitas pessoas, frieza e sofrimento amplamente representados pelas cores escuras e uma iluminação muito contrastada entre azuis e cinzas, também abusa de nossa emoção e criatividade com narrações de eventos e a introdução sutil do protagonista, a partir da apresentação inicial de outros personagens, gerando empatia nos momentos perfeitos e transportando o público de forma rápida e dinâmica para a ambientação e realidade do filme.


A direção de som se destaca pelas trilhas sonoras intensas e dramáticas, que auxiliam nos momentos certos a construção da narrativa.

A direção de arte pro sua vez, feita com maestria, nos transporta rapidamente para o ambiente da Segunda Guerra mundial e diferente de muitos filmes do assunto que encontramos, em Plano A, apesar da trama ainda girar em torno da guerra, não vemos cenas de guerra ou de campos de concentração, vemos uma trama emocionante de uma busca por vingança e união a fim de cumpri um propósito, pautada principalmente no aspecto dramático, mas não se engane, suspense e ação também estão presentes.

As atuações com certeza tem sua maestria, com intensas trocas de olhares que dizem muito mais do que mil palavras, tudo isso acrescentado ao aspecto técnico do filme, que aqui, com certeza, é o grande destaque digno de nota, para a direção de fotografia com seus planos de filmagem perfeitos, encaixados em uma montagem dramática e emocionante.


Um grande diferencial de Plano A, também é a presença de muitas narrativas e diálogos em segundo plano, um aspecto que se na construção do roteiro não for feito com cuidado e estratégia pode empobrecer a história, mas não aqui, onde a presença das narrações enriquece ainda mais a trama, atinge o coração do público e a cada nova inserção narrativa, os olhos do público ficam ainda mais vidrados a tela.

A trama além disso, tem um desenrolar rápido e intrigante, com cenas que a fazem avançar de forma progressiva e natural, de forma que o filme não se arrasta e nem parece rápido de mais em sua 1h50 de duração, acrescentando informações e novas intrigas em cada ato, que condizem com a construção dos personagens e intuito da trama no geral.

Para os que adoram tramas históricas e cheias de emoção, mas não são tão fãs de filmes de guerra, Plano A é uma ótima escolha para você, com certeza um dos melhores filmes sobre a 2º Guerra Mundial que vi nos últimos tempos.

O longa chega aos cinemas no dia 01 de Dezembro de 2022 e vale a pena conferir.





 
 
 

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
2-removebg-preview_edited.png
bottom of page