top of page
Buscar

Os Dramas Românticos de Época levados a outro nível em EMILY

  • Carol Oliveira
  • 8 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura
Estreia nos cinemas 5 de Janeiro de 2023
Cabine de Imprensa: Sinny Assessoria
Distribuição: Imagem Filmes

Para os amantes de filmes de época a lá Jane Austen e os apaixonados pelo famoso livro de Emily Brote" O Morro dos Ventos Uivantes", chega aos cinemas em 5 de janeiro o mais novo longa do estilo - Emily.

O filme conta com uma trama lenta, nos padrões aos quais estamos acostumados encontrar nesse tipo de narrativa, com uma protagonista que não se encaixa em sua família e na cidade onde vive, que é a denominada estranha, a rebelde, excluída e diferente, desfiando sempre a todos os moldes aceitos pela sociedade.


Para interpretar essa protagonista, nos deparamos com uma das estrelas da famosa serie da Netflix "Sex Education", a atriz Emma Mackey. Que incorpora a personalidade de Emily Brote de forma convincente e se deixa levar pelos padrões impostos pela linguagem técnica e artística do longa, que exigiam dela, a expressão de sentimentos profundos a partir de simples olhares e movimentos faciais, e não tantos movimentos corporais, dado o fato que sua perspectiva de vida na trama é quase sempre nos apresentada por meio de planos mais fechados e intimistas.

Já que estamos falando de fotografia, esta também se destaca por complexos movimentos de câmera, que atribuem mais qualidade técnicas e artística a obra. Além disso, traz ao filme um caráter que estamos muito acostumados nos filmes de época que conhecemos, a presença de uma iluminação mais amarelada, com ligeiros tons esverdeados em momentos estratégicos, com baixo contraste entre luz e sombra nos personagens, além de uma colorização que evidência o baixo contraste das cores do ambiente, facilitando o transporte do espectador para a época retratada.


No quesito da Direção de arte, atribuindo aqui a construção dos cenários, cabelo e maquiagem, apenas se pode dizer que foi feita com maestria, conseguindo passar despercebida em grande parte do tempo, apenas auxiliando na ambientação da história. Porém, à dois caráteres da arte ao qual deve ser chamado atenção, o primeiro, ao figurino da protagonista, que sempre busca evidenciar sua exclusividade e solidão frente a família e a sociedade, sempre com trajes mais escuros quando comparada aos outros personagens em cena.

Outro aspecto, são os penteados, que saltam ao olhar do público desde o primeiro momento, no inicio da trama trazendo a individualidade de cada um, no meio a tentativa de se encaixar nos padrões e no fim, o retorno a sua própria personalidade. Apesar de por veze, estes penteados passarem despercebidos a continuidade e ao ao público geral com cenas seguidas de chuva e sol, bem como cabelos completamente secos logo depois.


Além de tudo que já foi retratado aqui, o Designer de Som também é digno de nota, trazendo trilhas intensas e que podem por vez serem consideradas épicas. Bem como sons padrões como de chuva, mar e trovões em situações especificas, que se tornam quase protagonistas da história nos momentos de maior intensidade dramática, e que auxiliam na ambientação e na captação da intensidade dos sentimentos de Emily Brote.

E por fim, o roteiro em si, tem um desenrolar lento, com momentos estratégicos de caracteres cômico e romântico. Partindo de uma adaptação literária, vale ressaltar que ele segue os padrões de curva dramática tão encontrados nas histórias tradicionais e mais ainda, se utiliza fortemente dos padrões para identificação da personalidade e caráter de cada um dos personagens, que pode ser captada de forma por vezes clichê e rápida pelo espectador, quem ali está a favor ou contra a protagonista e em qual sentido.


Além disso, a historia em si, passa por momentos inusitados, cômicos, dramáticos, viscerais, previsíveis e diferenciados. Sendo um verdadeiro prato cheio para os amantes do estilo, que apesar de por momentos conseguirem prever o que acontecerá na trama pelo conhecimento padrão dos filmes como " Orgulho e Preconceito", "Razão e Sensibilidade" , " Emma", entre muitos outros, aqui em Emily essas situações padrão rapidamente são ofuscadas pelas cenas seguintes que prometem ainda mais emoção e resoluções inesperadas em todos os aspectos, principalmente para os acostumados com finais felizes e situações na trama que levam a isso. Não direi aqui se terminamos com um final feliz ou não, apenas que Emily pode te surpreender profundamente.

O longa chega aos cinemas no dia 5 de Janeiro e tem uma distribuição da Imagem Filmes. Se você busca uma obra de época diferenciada e rica em aspectos técnicos, artísticos e fascinantes do cinema, com aquele toque de romance e drama que muitos amam, vale a pena conferir.



 
 
 

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
2-removebg-preview_edited.png
bottom of page