O Santo de Todos - O Catolicismo além da igreja
- Carol Oliveira
- 5 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Cabine de imprensa por A2 Filmes
Estreia nos cinemas: 06/10/2022

O Longa metragem "O Pai de todos: A Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret", conta a história de um padre visionário que acabou tendo uma má reputação na Espanha, reputação que ele não merecia e esse filme serve principalmente para nos revelar sua verdadeira e icônica trajetória.
A trama do filme então, se propõe a ilustrar a vida desse religioso, a partir de uma dupla narrativa que vai e volta no tempo, se iniciando com um jornalista que busca revelar a verdade sobre Claret para os jornais espanhóis, e em suas pesquisas o espectador, assim como a família e amigos deste escritor, são transportados no tempo para a revelação da vida e missão incrível desse padre.

O longa nos transporta para a Espanha e Cuba antiga, de um período em que a escravidão ainda era presente, podendo caracterizar este longa como de época. Contando ainda com um narrador personagem que auxilia no avanço da narrativa e que nos transporta pelas jornadas dos dois protagonistas, tendo como protagonista principal e de mais destaque, Antônio Maria Claret.
O filme espanhol não poupa esforços de produção para sua execução, demonstrando desde o início muita qualidade e muitos recursos, tanto quanto a variedade de locações e personagens, como para a direção de arte, muito bem feita, tanto nos figurinos como na decoração de cada um dos ambientes históricos por onde os protagonistas passam.

O filme tem como pontos principais trazer diversas questões morais, politicas e religiosas a tona, evidenciando a luta da igreja contra a escravidão e a favor da igualdade, as diferenças sociais e a visão ética e religiosa frente a esse fato, bem como a visão das mulheres da sociedade, com direitos distintos dos homens, mesmo que esta mulher seja a rainha da Espanha.
Além disso, O Pai de Todos ainda demonstra as lutas do padre e arcebispo a favor do que tanto ele acredita ser o correto, com o que a igreja prega, transmitindo sua mensagem enfaticamente e de forma muito inteligente, mesmo quando se vê frente a questões morais pessoais e a pedidos políticos, nunca abandonando suas crenças e sua fé.

Apesar de se tratar de um filme religioso voltado para o catolicismo, as questões éticas tratadas poderiam ser abordadas de várias formas distintas além de dentro da religião, tornando o filme singular e capaz de atingir um público abrangente, mesmo que este não seja apenas de católicos.
Por outro lado porém, o filme tem alguns pormenores, como algumas atuações que relembram as novelas, por vezes muito dramáticas ou teatrais, principalmente em momentos de maior e evidente tensão. Além de ser um filme que compõe um roteiro com muitos diálogos e questões profundas, sendo um filme muito mais reflexivo e que demanda atenção completa em todos os segundos da narrativa, do que um filme para entretenimento, de forma que se desfocar um pequeno momento, já pode ser o suficiente para perder informações importantes, tal a velocidade com que as coisas acontecem e mudam na vida de Claret.

Por outro lado, um dos aspectos mais belíssimos no quesito técnico e artístico cinematográfico deste longa, é a direção de fotografia, com muitas variações de planos amplas de paisagens e ambientações, até planos mais próximos e artísticos que com a composição de iluminação nos trazem aos olhos cenas belíssimas e dignas de nota.
O longa "O Pai de Todos" chega aos cinemas na próxima quinta feira dia 06 de outubro de 2022 e vale a experiência, para saber muito mais sobre a cultura espanhola, bem com dessa figura surpreendente que foi Santo Antônio Maria Claret.

Comments