O Acidente de Bruno Carboni - Um Acidente nem sempre é o que você imagina.
Carol Oliveira
22 de ago. de 2023
3 min de leitura
51º Festival de Cinema de Gramado
O longa metragem brasileiro, O Acidente de Bruno Carboni, um cineasta estreando na direção cinematográfica e mais conhecido por seus trabalhos como editor de diversos curtas, teve sua estreia em circuito de festivais, passando desde o Festival do Rio, no Cine Ceará, bem como no Tallin Black Nights, na Estônia, e no Festival de Beijing, na China, onde recebeu o prêmio de Melhor Roteiro, até chegar ao fim do seu circuito de festivais, este mês ao 51º Festival de Cinema de Gramado, onde tive a honra de assistir ao longa gaúcho que saiu do festival com 3 prêmios, de Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte.
Frente a apresentação do longa no festival, antes de sua exibição, os espectadores do festival foram colocados frente a intriga anunciada por Bruno Carboni "Tem um evento que muita gente pode cravar como sendo literalmente o título do filme, eu gostaria que vocês tentassem expandir um pouco a palavra, e tentassem entender, o porque, talvez, esse seja o nome do filme e se não existe realmente algum outro acidente dentro do filme, pois talvez o título do filme não esteja se referindo exatamente aquele evento, então... Deixo essa provocação para vocês pensarem durante a sessão ".
Tendo isso em mente, é importante ressaltar que a sinopse do filme, bem como toda sua trama, gira em torno de um "acidente", o atropelamento estranho, de uma ciclista que chega a ser arrastada pelas ruas, agarrada ao capô do carro para sobreviver, porém, deixo aqui o questionamento ao leitor, qual seria a definição da palavra acidente? algo que não deveria acontecer mas aconteceu? algo que não foi planejado? algo que os envolvidos não queriam que acontecesse?
O drama intimista e carregado em tensão, traz a tona as consequências de um atropelamento, passando por temáticas atuais e sociais, de uma forma raramente vista e tratando principalmente de um jogo de ação e reação.
O longa trás em sua composição um relacionamento entre duas mulheres, de forma que posteriormente descobrimos que uma delas está gravida, trata de profissões pouco conhecidas, trata de relacionamentos amorosos, problemas familiares, problemas jurídicos e é permeado pelas distintas visões de mundo dos personagens, representada principalmente pela presença constate de relacionamentos inesperados, bem como personagens apaixonados pela realização de vídeos fora do comum.
Frente a tantas situações inesperadas, é fácil se perder em meio a afirmação de Bruno Carboni de qual teria sido realmente o acidente que permeará e influenciará em toda a vida da protagonista, eu um roteiro de tirar o folego que te mantem preso a todo momento, buscando compreender as camadas cada vez mais profundas de uma protagonista que entrega mais do que podemos ver a olho nu.
Tudo isso é construído frente a uma atmosfera de tensão, onde pouco é dito e a percepção e incompreensão do mundo pela protagonista Joana, é o grande destaque, de forma que apesar de vermos o mundo sobre sua perspectiva ao longo de toda a trama, muitas vezes ainda buscamos compreender suas ações e pensamentos.
A atmosfera acinzentada e de baixo contraste auxilia nessa construção, bem como os planos próximos, que nos trazem uma sensação de sufocamento frente a situação vivida, acrescentado mais tensão e gerando questionamento frente as relações interpessoais presentes na trama, de pressão, compreensão ou opressão.
A Direção de arte merece grande destaque, se baseando fortemente entre locais neutros e locais que estes personagens habitam, constrói a atmosfera de tensão simbólica, desde um pássaro se banhando na chuva, um tênis perdido na rua ou um azulejo se desprendendo das paredes.
O simbolismo em O Acidente é notável, é fácil sair da sessão de cinema reflexivo e ao mesmo tempo encantado com a trama, fatores que dão ao prêmio de melhor roteiro para o filme, ainda mais destaque.
O Longa chega aos cinemas no próximo dia 24 de Agosto de 2023, e chega as salas de cinema de mente aberta e reflita, o que é de fato um acidente?
Comments