top of page
Buscar

Nintendo e eu, um filme para a geração mais jovem!

  • Carol Oliveira
  • 27 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Cabine por: Sinny Assessoria

Distribuição: Pandora Filmes

Estreia: 27 de Abril de 2023



Filmes sobre a juventude, essa é a temática central de Nintendo e eu, mas mais ainda, um retorno a juventude dos anos 90. O filme claramente é bem sucedido ao trazer personagens dessa geração, bem como uma ambientação artística da época, mas será isso suficiente para prender a atenção dos espectadores?

O longa traz em seu roteiro diversos personagens jovens, em torno dos 14 e 15 anos, fase da vida em que são facilmente influenciados, seja pelos colegas que os induzem a fazer algo, seja pelas meninas e rapazes que acendem a primeira fagulha em seus corações, ou seja até mesmo os contos folclóricos da cidade que geram intrigas e um senso de aventura apurado.


Nintendo e eu, consegue trazer tudo isso para o expectador, desde os dilemas as escolhas e o amadurecimento desse grupo, porém, acaba fazendo isso de uma forma que seu roteiro não prende tanto a atenção do público acostumado as histórias tradicionais sobre amadurecimento que encontramos nos streamings, ou o público que não tem assim tanta paciência para essa geração adolescente e esse amor pelo tenebroso e sobrenatural.

Pois sim, apesar de se tratar de um filme de drama em sua maior parte, com uma iluminação clara, intensos diálogos dos dilemas juvenis que vistos frente a um olhar mais adulto parecem simples de mais, ou sem fundamento, com construções de personagens que trazem a rebeldia em um nível mais profundo e naturalista, não gerando identificação com todos os jovens ou adultos que já foram jovens.


O longa também abusa de cenas soltas, que tentam dar uma maior contextualização pela ambientação e pela crença dos mais velhos em filmes mitológicos, com aspecto de terror e suspense, tendo já entre estas a cena inicial do filme, que já traz muitos sustos, uma iluminação mais escura e contrastada, além de uma trilha e enquadramentos típicos do clímax do suspense dos filmes de terror. Talvez seja informação de mais em um filme chamado Nintendo e eu e que afirma ser de drama...

O caráter social do filme porém é bem construído, trazendo além das crenças folclóricas dos jovens e adultos, também uma nítida e explicita diferenciação de classe, que não é escondida em nenhum momento, aqui, os diálogos que falam sobre isso são claros, forçando o espectador a assimilar essa informação sobre os personagens, desde o núcleo mais podre, o núcleo mais rico e cheio de preconceitos quando aos bairros inferiores e em meio a tudo isso, um protagonista que tem tudo do bom e do melhor, mas que quer fazer parte do dia a dia de seus amigos não tão privilegiados.


Nintendo e eu não é para todos os públicos, o filme com certeza é mais focado na geração que tinha entre 14 e 15 anos no inicio dos anos 90, mas também, a geração mais jovem, que passa por todos esses dilemas atualmente. Para os demais, é um filme para se ir assistir com a mente aberta, aberta a diálogos absurdos e personalidades escrachadas.

E o famoso jogo da Nintendo tem seu espaço? Direi apenas que um espaço pequeno, sem tanto foco na trama, mas deixarei o resto para você descobrir.

O filme estreia nos cinemas no dia 27 de abril de 2023.

 
 
 

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
2-removebg-preview_edited.png
bottom of page