KOMPROMAT: O DOSSIÊ RUSSO - Um filme ético que vai muito além da política
- Carol Oliveira
- 28 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Convite de cabine pela A2 Filmes
Distribuição Mares Filmes e Polifilmes
Estreia nos cinemas: 29 de Setembro de 2022

Kompromat é um filme Francês que se passa na Rússia, onde em um primeiro momento, achamos que ser tratará de um filme político e cheio de ação, por envolver o serviço secreto, mas esse filme se mostra muito mais do que isso, nos surpreendendo e nos prendendo durante toda sua duração.
O filme conta a história de um Francês, que é acusado de um crime e é preso e perseguido pelo serviço secreto russo, mostrando nitidamente toques de ação e suspense. Mas o filme se mostra muito mais profundo e complexo, com uma narrativa não linear, que vai e volta do presente para o passado do protagonista repetidas vezes.
Dessa forma, as cenas de ação, prisão e perseguição não demoram a aparecer, sendo muito presentes desde a primeira cena, e assim, vamos descobrindo a verdade e decidindo se torcemos ou não por Mathieu, o protagonista, ao longo do desenvolvimento da trama e conforme os pequenos detalhes nos são revelados, uma estratégia magnifica para manter o expectador imerso e intrigado na narrativa.

Mathieu de início não é um personagem que nos transmite completo carisma, temos dúvidas quanto ao seu caráter e seus objetivos pessoais e profissionais, mas o filme se utiliza da atenção profunda do espectador em atitudes e frases simples, explicitas em diálogos, que com o passar do tempo, acabam ganhando grandes significados, uma obra a ser analisada de perto e para se manter sempre os olhos bem abertos.
Outra característica notável de Kompromat - O Dossiê Russo, é a habilidade em tratar subtemas na trama de ação e suspense, sem adentrar profundamente na política Francesa ou Russa, apesar das atitudes e consequências das ações muitas vezes se basearem nisso, o filme não é complexo politicamente, muito pelo contrário, o filme nos leva em uma jornada reflexiva, de análise ética e de caráter, tanto do protagonista, quanto dos personagens coadjuvantes, os que o ajudam, os que o atrapalham e principalmente, a ética por trás de qual crime foi cometido e se este foi realmente ou não, e a visão de cada personagem e do próprio espectador sobre esse fato.

Dentre esses temas, encontramos diferenças culturais entre a França e a Rússia, xenofobia, abuso, pedofilia, masculinidade, força, abuso de poder, família, coragem, e muitos outros, de forma que não surpreende que este filme tenha sido um grande sucesso de bilheteria na França, que tem grandes chances de ser um sucesso nos cinemas brasileiros.
Nos quesitos técnicos da trama, o destaque do roteiro vai para a capacidade de manter o público ao mesmo tempo torcendo para o protagonista, mesmo que grande parte do tempo em dúvida de seu caráter, alterando as percepções pouco a pouco a partir de cenas sutis e aparentemente simples.

Outro grande destaque que apenas os olhos mais treinados podem notar ao assistir ao filme, é a ligeira granulação na imagem, típica de filmes gravados em película, que dão uma textura a mais a imagem e nos transportam mais facilmente para uma realidade tão distante da que estamos acostumados, uma técnica muito utilizada pelos cineastas experientes e clássicos, que não abre mão da filmagem em película pela filmagem em digital.
Kompromat - O Dossiê Russo é um filme de suspense e ação, com muitas questões permeadas, uma clássica grande produção do cinema Francês, que merece sua atenção e seu destaque nos cinemas.
O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 29 de setembro de 2022 e vale o seu ingresso!

Comments