top of page
Buscar

Herói de Sangue - Filme de época sobre Sacrifício

  • Carol Oliveira
  • 13 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

Cabine por Atomica Lab

Estreia nos cinemas: 13 de Julho de 2023


Herói de Sangue é um filme Frances que teve sua estreia inédita no Festival de Cannes de 2023, trazendo a tona o contexto de época da primeira guerra mundial, onde soldados Franceses convocavam negros africanos para a linha de frente da guerra, muitas vezes, sem opção de recusa.

Ao nos depararmos com uma sinopse como essa, é fácil imaginar que se trata de um filme de época, de guerra e com muitas cenas de ação e drama, isso não é de todo mentira, mas existe ainda um aspecto importantíssimo da trama que o torna muito mais do que isso, mas um filme sobre sacrifícios.

Tendo isso em mente, o nome Herói de Sangue para o longa não poderia ter sido melhor escolhido. A trama aqui gira em torno de pai e filho, o pai, Bakary Diallo e seu filho Thierno, dois protagonistas negros africanos, em que na verdade, Thierno é convocado para a guerra, e na expectativa de proteger ao filho e auxiliar em sua sobrevivência, Bakary se voluntaria para o serviço junto dele, escondendo o laço familiar de todos.

Os sacrifícios não terminam por ai, em uma trama com ritmo rápido, em que em menos de 30 minutos de duração, muitas novas informações foram adicionadas, exemplificada pelas trilhas de tensão e dramaticidade que não nos deixam esquecer a dificuldade, importância e perigo em que os protagonistas se encontram, as dificuldades estão apenas para começar.

Para os amantes de filmes de guerra que buscam cenas de lutas e batalhas épicas, ouso dizer que este filme não tem esse foco ou pretensão, apesar dessas cenas estarem presentes, na verdade são curtas, rápidas e de forma alguma são o foco do longa.

Com o objetivo de nos transmitir o máximo de informações sobre os personagens e sobre o contexto em que se encontram e com a mensagem clara de sacrifício, o longa se caracteriza muito mais pelo gênero de drama, exemplificando desde as personalidades e objetivos distintos de Bakary e Thierno, onde o primeiro busca sobrevivência, proteção e sacrifício, enquanto o segundo aumenta por aventuras e reconhecimento.

Quanto ao contexto da guerra, frente as dificuldades e ao massacre da Guerra, aos poucos o longa se mostra ainda uma reflexão sobre a visão deturpada dos brancos franceses frente aos negros africanos, com posições de superioridade de raça e diferenciações grotescas, além de comentários inoportunos sobre cultura, raça e nome dos personagens que causam estranhamento.

Herói de Sangue cumpre com seu objetivo de uma trama dramática e sobre sacrifício, nos mantendo na expectativa do que acontecerá com essa dupla de pai e filho que buscam tanto pela sobrevivência.

É importante ressaltar aqui ainda, a ambientação complexa e os aspectos dramáticos e ajudam a construir essa temática, abusando de planos mais próximos, com uma iluminação e fotografia marcada pela presença de tons de cinza e de fumaças típicas da guerra.

Além é claro, do caráter narrativo do roteiro, onde coloca o pai em constante sacrifício e a ele mesmo como muito menos importante que seu filho, tanto com suas escolhas, palavras ações e ainda mais, com o seu nome que é pouco mencionado e facilmente esquecido frente ao nome de Thierno, o importante aqui é Thierno e sua sobrevivência, apesar de Bakary apresentar mais tempo de tela e ser claramente o protagonista. Um fator importante a se notar e digno de nota pela abordagem.

O filme estreia hoje nos cinemas e vale a pena conferir.
 
 
 

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
2-removebg-preview_edited.png
bottom of page