Esperando Bojangles - Um dia a dia pouco retratado
- Carol Oliveira
- 18 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Cabine por Sinny Assessoria
Distribuição Califórnia Filmes
Estreia nos cinemas 27 de outubro de 2022

Esperando Bojangles é o mais novo filme Francês de Regis Roinsard, que traz em seu elenco dois grandes nomes do cinema Francês, Romain Duris e Virginie Efira. O filme chama a atenção tanto por sua sinopse, como pelo seu desenrolar surpreendente, passando por gêneros tanto de romance, como de comédia e drama, facilmente, surpreendendo o espectador pela forma naturalista e extravagante que os fatos nos são apresentados.
O filme também é uma adaptação do livro de mesmo nome de Olivier Bourdeaut e foi exibido no festival de cinema Francês de 2022, o Varilux.

A trama conta a história de um casal diferenciado, com um romance que acontece de forma rápida e sem muita profundidade ao longo do filme, de forma que ao mesmo tempo que nos é apresentado um medo de relacionamentos por parte da mulher, em um primeiro encontro e em uma segunda conversa ela já parece estar pronta para se casar. mostrando assim, a importância não do desenvolvimento desse relacionamento e muito mais da convivência entre George e Camille.
O longa, assim, ao mesmo tempo que nos transporta para a França e para a Espanha em um ambiente de muita música e dança, ele nos traz uma realidade e um casal completamente fora do comum, excêntricos, extravagantes e com filosofias de vida que vão além do que estamos acostumados, presando muito mais pela família, diversão e amigos, do que pelo dinheiro, educação e sociedade, trazendo assim, críticas sociais que nos colocam frente a situações em que não concordamos com os protagonistas, mas ao mesmo tempo, nos prendemos a tela pelo desejo de entender como eles vão lidar com suas dificuldades.

Até esse ponto, o filme nos parece muito mais um romance e ate mesmo uma comédia musical pela variedade de situações e pela vida na imaginação, onde muitas vezes nos deparamos com os personagens repetindo e afirmando muitas vezes, que viver na imaginação, pode e deve ser permitido frente a dias ruins e criando seu filho de uma forma extremamente formal, mas ao mesmo tempo liberal.
Esperando Bojangles porém, nos transporta em seu clímax para um drama complexo e intrigante, no momento em que Camille começa a enlouquecer e perder a razão. Momento em que a vida apenas se complica mais e mais para essa família diferenciada, buscando soluções e alegrias mesmo nos momentos mais difíceis e nos transportando para uma realidade pouco retratada, o convívio, tristeza e busca por momentos felizes, mesmo frente as dificuldades da vida como o desenvolvimento de problemas mentais.

Quanto ao aspecto técnico da trama, o longa nos chama muito a atenção para a trilha sonora, que ao mesmo tempo que nos transporta para a trama desde a primeira cena e auxilia muito na ambientação, a música tema do filme passa e repassa várias e várias vezes, ilustrando a importância dela para a narrativa bem como a lição de moral que pode se tirar dela no final do filme.
Quanto a direção de arte e produção, claramente é um filme que não poupou esforços e orçamentos em suas locações e ambientações ricas de elementos e muito bem construídas, nos transportando para a época do filme, que também não é atual e tornando tudo muito mais real.

A direção de fotografia e montagem por sua vez, auxilia na construção de um ritmo mais lento a trama, que apesar de avançar, valoriza a imersão e emoção do público, nos transportando por trocas de planos entre os personagens que nos transmitem a emoção da cena, e trazendo facilmente risos, sorrisos e até lágrimas frente a realidade apresentada.
Esperando Bojangles chega aos cinema brasileiros no dia 27 de outubro de 2022 e para os amantes de filmes dramáticos, românticos e musicais, vale o seu ingresso e sua atenção.

Comments