Elementos - Uma das estreias da Disney - Pixar mais aguardadas pelos jovens
Carol Oliveira
19 de jun. de 2023
4 min de leitura
Cabine: BCBIZ
Elementos é um dos mais novos filmes da Disney - Pixar que estreia nesse mês de Junho nos cinemas, o filme que tem sua divulgação acirrada nas mídias, é um dos mais aguardados do estúdio, tanto por crianças, como adolescentes e adultos, mas será que o longa merece todo esse alarde? Eu tive a honra de assistir ao filme em uma cabine de imprensa e fui, ansiosa para descobrir.
Além da qualidade única que encontramos nos filmes da Disney, a técnica de animação não deixa nada a desejar, ousando tanto na composição dos ambientes, como na composição dos personagens e a elaboração dos enquadramentos da direção de fotografia.
Quanto a ambientação do filme, é importante considerar que é retratada aqui a história de um universo em que personagens dos 4 elementos coexistem em uma cidade, sendo aqui, terra, água, fogo e are, implicando aqui em toda a caracterização cenográfica e dos personagens de acordo com isto, e feito de forma divertida, ousada e de destaque, de forma que o Ar é representado por personagens como nuvens das mais variadas cores, que podem voar e alterar sua forma; terra por personagens marrons dos mais variados tipos e formas, de onde brotam plantas, arvores e flores de diversas espécies, Água, como personagens azuis, translúcidos, de tons variados e com características de personalidade únicas, e por fim, Fogo, espécie da protagonista do longa, Faísca, com suas características e qualidades específicas, bem como os tons avermelhados e os cabelos flamejantes.
Além disso, na direção de fotografia, é comum notarmos um uso inteligente das características dos personagens para trabalharem luz, sombra, reflexos e aspectos translúcidos, em enquadramentos que nem sempre são óbvios ou frequentemente vistos em filmes de animação, e que aqui apenas auxiliam a contar sua trama e aumentam a qualidade narrativa e técnica do filme.
Frente a essa apresentação do universo de Elementos, várias características poderiam ser abordadas para gerar o clímax da trama, e de fato, o são. Com um filme que tem como foco principal as peculiaridades, e características de cada um dos elementos, somos transportados rapidamente para as peculiaridades e características dos seres do fogo, o que podem construir, o que não podem, quais suas crenças, forças e fraquezas frente aos outros elementos e a si mesmo, como se comportam em sociedade, como vivem, o que consomem e o que almejam, ao longo do filme, aos poucos vamos descobrindo essas mesmas características em outros personagens, de forma sutil e orgânica.
Aos poucos porém, o gênero do filme gradualmente se altera, onde antes Elementos evidentemente se tratava de um filme de animação de aventura, e busca por sonhos, aos poucos somos transportados para um filme de romance, que lida de forma profunda com temas como coragem e quebra de objeções, com o romance que surge de forma gradual e repentina, entre Faísca e Gota, dois personagens de elementos "opostos", talvez aqui, vejamos a prova de que os opostos realmente se atraem...
Como você deve imaginar, o mundo desses personagens e a possibilidade desse romance permeia toda a trama, mas de uma forma mais profunda e complexa do que podemos imaginar, de forma que se as suas expectativas com elementos estão baixas ou até mesmo altas, pode esperar se surpreender com o filme que consegue ser muito mais do que promete.
Mas com uma trama tão complexa em um filme de animação, será que esta mesma perspectiva pode ser agradável a olhos infantis? A minha opinião é que sim, o filme é sutil, simples e de fácil compreensão para todas as idades, onde apesar de tratar sobre temas complexos, até mesmo as crianças podem compreender a mensagem final a ser passada.
Apesar disso, a profundidade do tema e importância da quebra de objeções, valorização da individualidade e particularidade de cada um com certeza trará ainda mais reflexões para um espectador jovem - adulto, que pode se identificar fortemente com o modelo e modo de vida da protagonista Faisca, que no longa, se encontra justamente nesta faixa de idade, saindo da juventude e entrando na fase adulta, onde novas responsabilidades, escolhas e dúvidas, surgem e devem ser resolvidas.
Algo importante a se retratar aqui ainda, é o romance entre Faísca e Gota, personagens que cativam desde o primeiro segundo e servem de grande exemplo para todos os espectadores, de forma que é muito fácil se apaixonar por eles. É tocante aqui a forma como a união desses dos personagens muda suas vidas e toda a dinâmica de um povo para sempre.
A força de Faísca aqui é exaltada, sua determinação, confiança e perseverança, mas é evidente que nem tudo que ela conquista ao fim do filme seria possível sem Gota, um personagem divertido, sensível e determinado que lhe mostra um mundo completamente diferente e com muitas novas oportunidades do que ela poderia imaginar. Gota poderia ser de qualquer elemento, de qualquer gênero, mas é notável aqui a qualidade da construção do personagem em todas suas particularidades, trazendo mais uma vez um romance heterossexual em que a presença de um personagem masculino muda para sempre a vida de uma jovem, mas que só muda, pois ela é igualmente forte e determinada, ilustrando a igualdade e força de ambos os gêneros.
Eu ousaria dizer que Elementos é um filme para se ver mais de uma vez, e na minha singela opinião, um dos melhores do estúdio dos últimos tempos.
E ai, você pretende assistir a Elementos? O longa estreia no próximo dia 22 de Junho nos cinemas
Comments