Contatado
- Carol Oliveira
- 6 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Cabine por Sinny Assessoria
Distribuição Pandora Filmes
Estreia nos cinemas 13 de outubro de 2022

O longa metragem contatado é um longa metragem de direção feminina, da peruana Marité Ugas, em uma coprodução com diversos países, dentre eles, o Brasil, Noruega, Peru e Venezuela.
A trama em si se passa na cidade de Chilca no Peru, onde mora um personagem denominado o Contatado. O Contatado é Aldemar, um pesquisador e pregador de crenças e ideias sobre seres sobrenaturais, como a existência de Óvnis, portais para outros mundos e rituais importantíssimos.
Aldemar porém deixou de pregar a muito tempo, mas sua influência em sua cidade e em seu povo foi tanta, que todos que ali habitam acreditam nas crenças que ele pregava, e quando ele para de pregar, acreditam que ele desapareceu por um desses portais ou dessas naves.
O Contatado porém, se recusa a voltar a pregar o que acreditava, trazendo um novo aspecto ao filme, o aspecto histórico do Peru e a influência dos Maias na composição do ambiente, mas sua vida não será tão fácil e sua jornada como pregador não terminará tão fácil, pois ele passa a ser acompanhado por um jovem, que acredita nele e em sua importância como pregador e de seus ensinamentos para o povo, assim, começa a recair sobre ele sua vontade de reconhecimento.

Em meio a esta história que retrata a importância do sobrenatural e das suas próprias crenças, a importância de acreditar em si mesmo e de valorizar as distintas crenças sociais, desde religião até a crença em portais e a influência destas no dia a dia e no acontecimento dos desastres naturais.
O filme ainda se torna uma história de superação de Aldemar, que apesar de estar em meio a diversas pessoas que acreditam em suas crenças e que botam as esperanças de seus entes perdidos ou partidos nelas, ele não se sente valorizado.
É importante ressaltar aqui, que apesar do tema central do filme girar em torno dessas crenças, elas não apresentam grande tempo de tela, sendo apresentadas de forma sutil, aos poucos para o espectador e mesmo quando estas se tornam claras, ainda assim, não são retratadas de forma extremista, mas como apenas algo do dia a dia.
No quesito técnico e artístico cinematográfico, o longa traz algumas diferenciações, como por exemplo uma produção extremamente bem executada, que ilustra a mobilização de toda uma cidade que compõe o ambiente do filme, desde cada um dos personagens, até as locações, que transmitem verdade em suas caracterizações. Um destaque também, vai para as construções históricas e locações encontradas, que de aparência simples, mas que acrescentam muito a trama.

Um aspecto negativo, porém, no aspecto da direção de produção do filme, é o casting, as escolhas dos atores, embora a grande maioria deles desempenhe bem seus papéis, muitos tem participações extremamente pequenas e de pouca importância, não trazendo camadas decisivas a trama, principalmente as mulheres, que são sempre coadjuvantes e grande parte das vezes, com atitudes que são motivo de estresse do protagonista.
Este protagonista por sua vez, Aldemar, apesar de muitas vezes nos identificarmos com sua jornada e torcermos para que ele volte a desempenhar seu papel de Contatado na sociedade, por muitas vezes não sentimos empatia por ele devido a seu comportamento explosivo, mesmo com todas as constante evidencias de sua personalidade inteligente e importante para a sociedade.
A direção de som por sua vez também não tem grande destaque no filme, apesar das escolhas das trilhas condizer com a atmosfera da narrativa, grande parte das cenas não apresenta músicas e algumas delas parecem, até mesmo, apresentar algumas trilhas que atrapalham na compreensão dos diálogos, não adicionando informações a narrativa. Pode-se dizer que o Designer de som poderia ser melhor trabalhado no quesito das trilhas sonoras, por outro lado, os efeitos sonoros e folleys, estão perfeitos.
Outro destaque e diferencial do filme é sua direção de fotografia, com uma iluminação e colorização aparentemente uniforme, a grande distinção aqui é a escolha pelas proporções de janelas, que se alteram em alguns momentos específicos, nos colocando sobre a perspectiva do olhar dos próprios personagens a uma televisão ou para a tela de um celular, e trazendo um caráter e aspecto muito encontrado em documentários.

A montagem parece perfeita, um filme diferenciado, com variação de planos na mão e com ligeiros movimentos e planos mais artísticos e complexos, apesar de alguns deslizes e momentos específicos em que acreditamos que a filmagem poderia ser mais estável, a montagem está de acordo com a concepção do filme, de forma que essas movimentações e os cortes estratégicos contribuem mais uma vez para trazer o aspecto documental a trama.
Para os amantes de filmes diferenciados, com um aspecto mais independente e documental sobre um assunto extremamente polêmico, mas trabalhado aqui com muita naturalidade, o filme Contatado chega aos cinemas no próximo dia 13 de outubro de 2022 e vale seu ingresso.

Comentarios