top of page
Buscar

Amantes - As Sutileza de um Suspense muito Artístico

  • Carol Oliveira
  • 14 de set. de 2022
  • 3 min de leitura

Amantes - Cabine por Sinny Assessoria

Distribuição por Pandora Filmes


Estreia nos cinemas em 15 de setembro de 2022

Amantes, filme surpreendente que encanta desde a primeira imagem mostrada na tela. O longa metragem Francês, de Nicole Garcia finalmente chega aos cinemas brasileiros após ser exibido na mostra competitiva do Festival de Veneza.

O longa conta a história de um triangulo amoroso, entre Lisa, Léo e Simon, que traz consequências trágicas a vida do trio. E se ao se deparar com uma sinopse como esta fosse supõe se tratar de um filme muito mais de romance e drama do que de suspense, você se engana.

Desde a primeira cena, um longa que pode até parecer simples, se mostra complexo, cheio de sutilezas e uma meticulosidade artística de tirar o fôlego. Tudo começa com Lisa, interpretada por Stacy Martin que muitos podem reconhecer por seu trabalho no longa Ninfomaníaca - parte 1, e a atriz não deixa a desejar em Amantes.

Porém o que mais chama a atenção é o cuidado técnico e artístico do roteiro ao fazer um suspense sensível, que envolve o espectador desde o primeiro momento, sem abusar de efeitos comuns do gênero.

Logo na primeira cena do filme já notamos uma busca por um enquadramento que pudesse ser comparado a uma obra de arte, uma verdadeira pintura a ser emoldurada, que conta uma história para onde seremos transportados lentamente e profundamente.



O primeiro grande destaque aqui vai para a direção de fotografia e direção de arte, que em um trabalho conjunto trouxeram significado para cada cena, cada cor e cada iluminação que nos atinge em uma camada muito mais profunda do que a mente.

O filme, como grande tendência atual, é dividido em 3 partes principais, representadas por áreas, cidades ou países por onde os protagonistas passam. A primeira parte porém é a mais definitiva, e que nos transporta para uma ambientação densa e complexa a partir de uma iluminação contrastada nas cores, que se permeiam entre o branco, o cinza e o preto e uma luz que marca profundamente os contrastes e as sombras dos atores, ilustrando de forma linda e artística, o início do caos da vida dos protagonistas, este por sua vez, representado pela cor laranja, amarela e dourada que é inserida aos poucos nas cenas, até o caos estar completo e a segunda parte do filme ter início com aspectos bem diferentes.

Esse clamor pela direção de arte porém, não se atem apenas aos objetos e a iluminação sutil, mas também a direção de arte e a construção de uma paleta de cores que não poderia se encaixar melhor com o que deveria ser transmitido ao longo da trama.

Já na segunda e terceira parte, a iluminação já é mais clara e sutil, de forma que representa a nova vida dos protagonistas. Aqui, fica evidente o trabalho de cinematografia e o cuidado com os enquadramentos e a montagem que nos transportam para dentro do filme e não voltamos a sala de cinema até os créditos chegarem.


Grande parte desse poder de imersão se dá principalmente pelas sutilezas do suspense, de forma que as trilhas aqui são trabalhadas em momentos específicos, priorizando diálogos simples e cheios de possibilidades, que deixam o espectador tenso quanto a resposta possível a ser dada, já que nos colocam em lugar de cúmplices de um crime moral e ético.

Aqui e o trabalho de roteiro, direção e som ganham destaque, ao não revelar todos os momentos e deixando o espectador tenso simplesmente pelo fato de não saber o que esperar, esperando o pior, que pode ou não acontecer, sem aqui, trazer o suspense medonho, e sim um suspense mais psicológico.

Pelo lado da direção de som, percebe-se claramente que as trilhas e os folleys foram muito bem trabalhados, de forma que as trilhas aparecem apenas em locais estratégicos, mantendo grande parte do filme em um silêncio, apenas com os sons das movimentações que por si só já mantem o público preso a cadeira com o olhar vidrado a tela.



Amantes é um longa sutil, complexo ao qual nos identificamos, torcemos e ao mesmo tempo detestamos cada um dos protagonistas, que nos trazem em suas pequenas atitudes personagens reais, cheio de desejos e defeitos, bem como abordando questões morais e sensíveis ao longo da trama.

Para os "amantes" de filmes sensíveis, complexos e repletos de sutilezas que causam reflexões, este pode ser o filme para você matar a sua vontade de assistir a um suspense, sem se submeter a sustos e corações acelerados.

O longa chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de setembro e vale o seu tempo e o seu ingresso.




 
 
 

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
2-removebg-preview_edited.png
bottom of page