top of page
Buscar

A Garota Radiante

  • Carol Oliveira
  • 31 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Cabine por Sinny Assessoria

Distribuição: Pandora Filmes

Estreia nos cinemas: 30/03/2023

A Garota Radiante é um filme Francês que chega ao cinemas no dia 30 de Março de 2023. A trama conta a história de uma mulher Judia que sonha em se tornar uma atriz de sucesso, mas em meio a isto, acaba se deparado com diversos problemas políticos, sociais, pessoais e familiares, que podem dificultar a realização desse sonho.

O longa se inicia de uma forma lenta e intrigante, quase documental nos questionando sobre o que de fato é realidade ou encenação, trazendo a tona a importância da carreira dos atores e de transmitir verdade em suas performances. De forma que a partir disso, passeamos pelo dia a dia atribulado, agitado e alegre da protagonista Irene.


Dessa forma, a narrativa se acelera, recheada de cenas curtas e muito diálogos, que dão dinamismo a narrativa que avança rapidamente sem vermos o tempo passar. Para a composição da ambientação do trama e aventura da jovem Irene, a equipe de produção não abusa das trilhas sonoras, de forma que grande parte do longa é pautado pela presença forte e marcante dos sons ambientes e sons de movimentações, que dão um ar diferenciado a narrativa.

Mas se você pensa que se trata de um filme sem trilhas sonoras, se engana. Garota Radiante traz ainda uma montagem inteligente e intrigante, que exibe toda sua qualidade técnica e artística cinematográfica, ao inserir trilhas curtas e emocionantes em momentos específicos de maior dramaticidade da narrativa, que auxiliam diretamente na imersão na história, além de dar mais dinamismo a montagem que se utiliza das trilhas para transições de cenas bem pensadas desde o roteiro.


Para a ambientação, é importante ressaltar que Garota Radiante se passa na França dos anos de 1942, um momento de constante ocupação nazista no país, que dificultava ainda mais o dia a dia das famílias Judias, como a de Irene por exemplo, fazendo com que suas chances e oportunidades fossem muito mais reclusas e difíceis de alcançar.

Para isso, a direção de arte abusa de um figurino simples, sutil mas que nos transporta rapidamente para o cenário que precisamos nos incluir, com uma cenografia simples e naturalista, parece que realmente estamos assistindo ao dia a dia da família de Irene, quase documental, conhecendo todos os integrantes e pessoas importantes de sua vida e suas peculiaridades, demonstrando aqui uma valorização de inserção de vários personagens, alguns mais importantes que outros para a concepção da trama e uma perfeita composição dos perfis de personagens e das atuações, que trazem a individualidade e verdade a história.

Não podemos deixar de abordar também, a direção de fotografia, que baseada na temporalidade da trama de época, abusa dos tons sombrios e escuros, como azul marinho, preto e cinza que também encontramos na direção de arte, para favorecer o clima político tenso e a dramaticidade da história de Irene. Aqui, nos deparamos constantemente com planos mais próximos, como Closes e planos Médios, que não nos permitem explorar completamente o ambiente e valorizam e predominam muito mais as relações pessoais e seus sentimentos frente a cada uma das situações que enfrentam.


Essa dramaticidade é transmitida também pela iluminação com uma luz difusa mas que ao mesmo tempo estimula os contrastes, de forma que apesar de as sombras não serem marcadas, podemos notar o ar sombrio e dramático da história, mesmo no início quando a personalidade da protagonista nos transmite algo leve, a ambientação a seu redor já nos demonstra as dificuldades e complicações que virá a enfrentar.

Garota Radiante é um filme intrigante e fácil de assistir, com muitos diálogos e cenas memoráveis. O longa estreia nos cinemas no dia 30 de Março e vale a pena conferir, principalmente para os amantes de tramas dramáticas, intrigantes, históricas e estrangeiras.


 
 
 

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
2-removebg-preview_edited.png
bottom of page