top of page
Buscar

A Conferência - A Política da 2 Guerra Mundial exposta para todos

  • Carol Oliveira
  • 19 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

Cabine por A2 Filmes

Estreia nos cinemas 03 de Novembro de 2022


A Conferência é o mais novo filme alemão chegando aos cinemas brasileiros. Sua trama conta a história da conferência de Wannsee que aconteceu na Alemanha em 1942, em meio a segunda Guerra e tendo como integrantes importantes chefes políticos e soldados.

A trama em si, é lenta e extremamente política, mas para os amantes de temas históricos e de compreensões mais a fundo sobre a segunda guerra, marcada fortemente pelo homicídio de Judeus, motivo de revolta e vergonha até hoje. O filme acaba por se tornar uma verdadeira aula de história.

Ao colocar diversos homens em uma conferência política em volta de uma mesa Alemã, podemos notar ao longo dos diálogos complexos e profundos do filme, os pensamentos e principais atitudes desses alemães, frente a necessidade de exterminar os Judeus e se manterem em uma posição favorável na guerra que já começava a acontecer em vários pontos do país.

Nota-se ao logo da narrativa, diversos pontos interessantes de discussão, como por exemplo como lidar com os mestiços entre alemães e judeus, bem como, a importância de alguns judeus que tocavam fábricas importantes para o abastecimento das capitais do país, bem como a expulsão de pessoas erradas em meio a outros judeus, tudo isso sempre apontado com tranquilidade e como questões pontuais da realidade da época, ilustrando mais uma vez a frieza e maior necessidade, exterminar e expulsar os judeus da Alemanha.

Outro aspecto que pode ser analisado é a presença feminina no filme, extremamente reduzida e sempre como personagens coadjuvantes frente aos lideres políticos, servindo apenas para realizar favores e auxiliar em questões de organização de papeis, sendo inclusive em alguns momentos criticadas e menosprezadas facilmente.


Frente a essa trama densa e complexa, o filme pode não ser do maior agrad0 para o público que não gosta de se envolver ou não se interessa em tramas e assuntos políticos, sendo um filme lento e complexo, permeado por diálogos densos.

Ao mesmo tempo, mostra-se uma facilidade logística de produção do longa, que se passa em grande parte apenas na área da Conferência, contando sempre com a presença dos mesmos atores/ personagens. Facilidade que auxilia também na construção da Direção de arte da época, que é pautada principalmente na customização dos uniformes alemães, não demandando grandes esforços produtivos, logísticos ou orçamentários.

Com pouca ou até nenhuma trilha sonora de destaque a ser notada, o filme nos transporta para o ambiente da conferencia, tal como nos coloca frente a um julgamento, mas ao contrário do que se espera, nesse longa, o espectador não é colocado como cumplice da Conferência, muito pelo contrário, em vários momentos, uma câmera que esbanja na troca de enquadramentos, faz questão de nos colocar como observador e analítico, nos colocando assistindo ao que está sendo dito e proporcionando ao público o desenvolvimento do senso crítico frente a todas as atrocidades que são ditas com tanta naturalidade.


Um caráter mais complexo que foi utilizado e deve ser ressaltado aqui, e que traz aspectos de um filme muito bem construído e que demandou grandes tempos e planejamentos de produção, é justamente a Direção de Fotografia em suas escolhas peculiares e variáveis de enquadramentos.

Isso pode ser notado principalmente pelo fato da presença de tantos personagens interagindo entre si e ao mesmo tempo, ao redor de uma mesa. Ressaltando aqui um dos principais cuidados e princípios aprendidos da cinematografia, o cuidado dobrado com as quebras de eixo, propiciando ao público que seja de fácil compreensão onde cada personagem está devidamente sentado ao redor da mesa. Aspecto que é colocado na trama e no roteiro, inclusive, como muito importante e denominador da importância de cada personagem presente no filme.


Desta forma, a direção de fotografia e montagem de "A Conferência" merecem seu destaque, sendo os principais motivadores e influenciadores no ritmo e propiciando manter a atenção do público em um filme tão denso e complexo.

O longa chega aos cinemas no próximo dia 03 de Novembro de 2022 e se você gostaria de entender melhor o que se passava na mente dos soldados e políticos Alemães da segunda guerra, frente tanto a guerra como aos Judeus, esse filme pode ser uma verdadeira aula de história para você.




 
 
 

Commentaires


  • Whatsapp
  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
2-removebg-preview_edited.png
bottom of page